Termo da Teoria da Literatura utilizado em
referência ao universo ficcional criado dentro das obras literárias. Diz
respeito especificamente ao mundo ficcional, diverso do mundo físico, real e
palpável em que vivemos (MOISÉS, 2012, p. 11).
Bem mais adequado que a palavra suprarrealidade
(TAVARES, 2002 entre outros autores), o termo pararrealidade sugere que a literatura criaria uma realidade não
superior, transcendental, mas sim paralela, alternativa (porque a ela
recorremos quando optamos por consumir ficção). Todavia, não se trata de um
sinônimo de ficção (termo utilizado por muitos autores tanto para designar o
tipo de texto literário em prosa quanto o seu resultado conceitual), quando
muito um sinônimo de “universo ficcional” ou “mundo ficcional”.
A partir da noção de pararrealidade conforme aqui
adotada, chega-se à compreensão de que o mundo das obras literárias estabeleceria
um ambiente inspirado em nosso mundo real, mas diferente dele porque, em última
análise, ele não é o nosso mundo, mas uma possibilidade acerca de como ele
poderia ser (ARISTÓTELES, 2005, p. 28).
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OBSERVAÇÃO:
O conceito de
pararrealidade não fica excluído de obras que têm forte ancoragem no real, como
os romances históricos ou biográficos. Conforme argumentei em A literatura
como acontecimento (BARBOSA, 2022), qualquer obra que se pretende
literária, ainda que versando sobre fatos e figuras históricas, assenta-se,
ainda, sobre um universo ficcional. O fato é que não é a realidade em si que é
colocada no papel, mas uma visão do real, submetida a escolhas, visões de mundo
e inclinações pessoais do autor. Isso sem contar as diversas intromissões de
invenção que essas obras agregam, afinal de contas, estamos diante de uma obra
literária, a menos que o autor pretenda escrever um livro de História ou uma
biografia.
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Professor
Weslley Barbosa